Descrição do programa
Metas de Aprendizagem Específicas
Os graduados do curso de graduação em Engenharia de Automação deve:
sabe como empregar os métodos da matemática e outras ciências básicas para interpretar e descrever Engenharia de Automação;
conhecer as várias metodologias das ciências de engenharia em geral e os de Engenharia de Automação em detalhe;
identificar, formular e encontrar uma solução para os problemas de engenharia de energia através da aplicação de metodologias atualizadas e técnicas e instrumentos adequados;
saber como aplicar técnicas e ferramentas para a concepção de componentes, sistemas e processos;
saber como realizar experimentos e análises e interpretar os dados;
compreender o impacto das soluções da engenharia no contexto social, físico-ambiental;
conhecer a sua responsabilidade profissional e ética;
conhecer o contexto empresarial e da cultura nos seus aspectos financeiros, gerenciais e organizacionais;
sabe contextos contemporâneos;
têm competências relacionais e de tomada de decisão;
fluentemente falar e escrever uma das línguas da União Europeia, para além da língua italiana;
ter adquirido as habilidades específicas para atualizar seu próprio conhecimento.
Ocupacional e saídas profissionais
Profissionais com este cargo normalmente trabalham nas áreas de design, supervisão de construção e teste de componentes ou partes de máquinas e linhas de produção, transmissão e distribuição de energia, medições instrumentais diretos dos parâmetros técnicos de equipamentos e máquinas individuais. Eles podem trabalhar como um consultor profissional (engenheiro industrial júnior), nas indústrias de manufatura ou de serviços, e na administração pública.
As principais áreas ocupacionais e profissionais em que os diplomados em Engenharia de Automação pode encontrar emprego são:
eletrônica, eletromecânica, espacial, as empresas aeronáuticas que escala e implementar arquiteturas complexas, sistemas automatizados, processos e tecnologias de automação que integram componentes de computadores e de medição, dispositivos de transmissão e de ativação química e;
as indústrias de automação e robótica industriais;
fabricação empresas em geral, para a produção, instalação, testes, manutenção e gerenciamento de máquinas, linhas de produção e departamentos, e sistemas complexos.
Requisitos de conhecimento de fundo para acessar o curso de graduação (Art. 6 DM 509/99) (avaliação potencial) Para ser admitido no curso de Engenharia de Automação é necessário:
um bom conhecimento de lógica, matemática, física e química proporcionada pelos programas de aprendizagem de ensino secundário;
a capacidade de explicar com clareza e precisão o pensamento na forma escrita e oral;
aptidão para utilizar tecnologias de TI;
aptidão e motivação para estudar Engenharia.
Com referência ao primeiro ponto, os testes adequados para comprovar conhecimento básico podem ser administradas a todos os alunos e, em particular, para aqueles que têm um currículo do ensino secundário superior, com pontos cegos em sua terra. Se a avaliação da imobilização inicial não tiver êxito, os alunos podem ser admitidos com uma dívida educacional.
A fim de limitar as dívidas educacionais, Curso de Estudo Conselho pode antecipar a criação de actividades de aprendizagem preparatórias a serem realizadas antes de fazer o teste. Tais atividades podem ser realizadas em colaboração com escolas secundárias com base em acordos especiais.
Competências, aptidões e motivações são verificados por meio da avaliação do currículo escolar anterior ou com os testes possíveis e adequadas.
Peculiaridades exame final
Para ser admitido para os estudantes do último exame deve passar positivamente a avaliação da sua actividade de aprendizagem. O exame final pode consistir em:
uma dissertação de tese (em Inglês ou em italiano) sobre um dos temas estudados durante o curso de graduação, escrito de uma forma original, sob a supervisão de professores e com a ajuda de um ou mais professores, um dos quais, pelo menos, ser um membro da curso de graduação;
um relatório escrito do projeto de laboratório;
uma apresentação relatório sobre a experiência adquirida durante um período de estágio entre públicos ou privados, autoridades, instituições, empresas e administrações, sob a tutela de um orientador de estágio e de um professor do curso de graduação.
A capacidade de sintetizar e a qualidade da apresentação, tanto na forma falada e escrita serão tidas em conta, para além da qualidade do trabalho, para avaliar os trabalhos finais de exame.