Explorando a arte japonesa de vanguarda através do curso de dança Butoh - Universidade Keio

Geral

2 lugares disponíveis
Saiba mais sobre este programa no website da escola

Descrição do programa

109555_button_read-more-about-this-program-on-the-schools-website.png

Veja como a arte japonesa absorveu, reconfigurou e influenciou a arte ocidental no século 20 por meio da dança butoh de Hijikata Tatsumi.

Obtenha uma introdução aos principais conceitos da arte japonesa de vanguarda

A dança Butoh é praticada e pesquisada globalmente, mas o trabalho de seu fundador, Hijikata Tatsumi, é relativamente desconhecido. Isso ocorre em parte porque os materiais de arquivo necessários para aprender sobre o butoh de Hijikata não são amplamente divulgados.

Este curso online fará uso de uma ampla variedade de materiais de arquivo para apresentar o butoh de Hijikata no contexto da arte e cultura japonesa e internacional do pós-guerra.

Ao fazer isso, irá aprofundar a compreensão global do butoh e explorar métodos inovadores para a educação em dança.

Quais tópicos você abordará?

Semana 1 - Rumo ao Butoh: Experimentação

  • O trabalho de Hijikata do final dos anos 1950 ao final dos anos 1960, apresentando obras-chave como “Forbidden Colors” (1959) e “Revolt of the Flesh” (1968).
  • O cenário artístico experimental de Tóquio da década de 1960 e a influência do pensamento e da arte ocidentais no trabalho de Hijikata.

Semana 2 - Dança Butoh: Personificação

  • O trabalho de Hijikata do início a meados dos anos 1970, através da série de performances “27 Nights for Four Seasons” (1972), e um punhado de obras que se seguiram.
  • A relação de Hijikata com sua cidade natal Akita em termos de artes tradicionais japonesas e teorias corporais orientais.

Semana 3 - Atrás do Butoh: Criação

  • Trabalhos do final dos anos 1970 como “Costume in Front” e “Human Form” (ambos de 1976) para explorar o método coreográfico e a notação por trás do butoh de Hijikata.

Semana 4 - Expandindo Butoh: Globalização

  • A disseminação do butoh no exterior a partir do final da década de 1970 por meio de diversos festivais importantes, como “MA: Espace-Temps du Japon” (Paris, 1977) e o primeiro “Butoh Festival” internacional (Berlim, 1985) e pesquisadores estrangeiros convidados 'diálogos, como Sylviane Pages e Katje Centonze.

Quando você gostaria de começar?

A maioria FutureLearn cursos FutureLearn executados várias vezes. Cada execução de um curso tem uma data de início definida, mas você pode ingressar nela e trabalhar nela após o início.

  • Disponível agora

O que você conseguirá?

Ao final do curso, você será capaz de:

  • Recolher e analisar materiais de arquivo relacionados com performance, dança e obras de arte relacionadas.
  • Sintetizar informações relacionadas aos métodos de criação (notação) da dança com seus resultados criativos (performance).
  • Reflita sobre como a pesquisa transforma a experiência de ver a dança.
  • Explore maneiras de conectar a dança aos seus contextos históricos e culturais.
  • Colaborar com outros usuários na pesquisa de contextos de criação em dança.
  • Descreva como Tatsumi Hijikata criou e girou a dança butoh.

Para quem é este curso?

O curso é direcionado a qualquer indivíduo com interesse na cultura e arte japonesas, nas artes experimentais e nas artes cênicas, mas é direcionado principalmente para estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e artistas praticantes.

O curso também visa ser útil para educadores que desejam ministrar palestras e cursos sobre butoh.

Os Educadores / Anfitriões irão facilitar este curso cerca de três vezes por ano. Nosso próximo período de facilitação será anunciado em breve. Embora os próprios educadores não estejam disponíveis para facilitar esta corrida, encorajamos você a se envolver com outros alunos e há oportunidades para fazer isso ao longo do curso.

Com quem você vai aprender?

Yohko Watanabe

Ex-curador do Museum of Contemporary Art Tokyo, sou professor e curador do Keio University Art Center. Eu dirijo o curso "Explorando a arte de vanguarda japonesa através da dança Butoh".

Takashi Morishita

Eu sou o Diretor do Arquivo Hijikata Tatsumi no Centro de Arte da Universidade Keio e um dos educadores do Curso FutureLearn "Explorando a Arte Japonesa de Vanguarda através da Dança Butoh."

Rosa van Hensbergen

Sou Rosa van Hensbergen, estudante de doutorado na Universidade de Cambridge e uma das educadoras do curso FutureLearn "Explorando a arte de vanguarda japonesa por meio da dança Butoh".

Quem desenvolveu o curso?

Universidade Keio

A Universidade Keio é a primeira instituição moderna de ensino superior do Japão e, desde 1858, se estabeleceu como líder no Japão por meio de seu compromisso contínuo com a educação, pesquisa e medicina.

Participe deste curso

Livre
$ 0

Melhoria
$ 54

Ilimitado
$ 259,99 por um ano

Cadastre-se gratuitamente e você terá:

  • Acesso a este curso por 6 semanas

Atualize este curso e você obterá:

  • Acesso a este curso enquanto estiver no FutureLearn
  • Acesso aos testes deste curso, bem como a um Certificado de Conclusão impresso e digital quando você estiver qualificado

Compre ilimitado e você obterá:

  • Acesso a este curso, e centenas de outros cursos curtos e testes FutureLearn por um ano
  • Um Certificado de Realização digital imprimível em todos os cursos de curta duração quando você estiver qualificado
  • A liberdade de manter o acesso a qualquer curso em que você tenha obtido um Certificado de Realização digital, enquanto o curso existir no FutureLearn
  • A flexibilidade de concluir sua escolha de cursos de curta duração em seu próprio tempo dentro do ano
Última actualização Set. 2020

Sobre a instituição de ensino

Learn 100% online with world-class universities and industry experts. Develop your career, learn a new skill, or pursue your hobbies with flexible online courses.

Learn 100% online with world-class universities and industry experts. Develop your career, learn a new skill, or pursue your hobbies with flexible online courses. Ler Menos
Londres , Aberdeen , Auckland , Baltimore , Barcelona , Banho , Bathurst , Bergen , Biel / Bienne , Birmingham , Bracknell , Brisbane City , Cambridge , cidade do Cabo , Clayton , Crawley , Charlottesville , Delhi , Dublin , Dundee , Durham , Edimburgo , Enschede , Exeter , Fiesole , Genebra , Bairro Real de Greenwich , Grenoble , Groningen , Hawthorn , Hsinchu , Jerusalém , Cantuária , Hong Kong , Lancaster , Leeds , Leicester , Lovaina , Madri , Makati , Manchester , Melbourne , Ann Arbor , Milton Keynes , Montreux , Murdoch , Norman Gardens , Norwich , Oxford , Padua , Paris , Darling Heights , Leitura , Rehovot , Seul , Sheffield , Slough , Southampton , Glasgow , Guildford , Sydney , Taipei , Tóquio , Trondheim , Uppsala , Warwick , West Lafayette , Iorque , Chicago , Newcastle , Coventry + 70 Mais Menos
Visitar o sítio da instituição de ensino