Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset

O Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional foi concebido para capacitar técnicos, agentes de cooperação e tomadores de decisão de políticas públicas capazes de gerenciar os recursos mobilizados neste campo com ótimos resultados. É essencial ter profissionais capazes de promover o desenvolvimento a partir das diferentes instâncias que gerenciam esses recursos: organizações internacionais, ONGD, agências de cooperação estaduais, regionais e locais; dependências ministeriais, empresas, fundações, etc. Por isso, e de um treinamento que combina módulos teóricos, metodológicos e práticos de forma equilibrada, este programa online garante a formação dos técnicos e agentes de desenvolvimento que o sistema de cooperação exige.

Informação básica

Diretor: Sra. Tahina Ojeda Medina

Título: Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional

Título próprio: Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset

Modalidade: online

Créditos: 60 ECTS

Preço: 4.000 euros

Duração: fevereiro a dezembro

Informação de contato: infocursos@fogm.es

Apresentação e Objetivos

objetivos

O Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional on-line responde à necessidade de formar especialistas capazes de projetar e executar programas e estratégias que ofereçam resultados de desenvolvimento e que possam responder de maneira efetiva e inovadora às demandas do atual sistema de cooperação. Por isso, pretende atender aos seguintes objetivos:

  • Conhecer em profundidade os princípios, funcionamento e lógica do sistema de cooperação internacional, seus atores, políticas e instrumentos para promover, a partir de uma reflexão crítica, programas que tenham um impacto positivo na erradicação das estruturas que geram e perpetuam a pobreza.
  • Treinar o aluno na identificação, formulação, execução, monitoramento e avaliação de programas de desenvolvimento; Assegurar esta formação tanto em relação aos projetos realizados pelas agências e agências de cooperação, quanto aos programas e políticas públicas implementados pelos governos dos países do Sul com recursos da cooperação em qualquer de suas modalidades.


Qualificação Obtida

Os alunos que passarem pelo mestrado receberão o Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional online, emitido pelo Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset de Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset de Madri.


Saídas profissionais

Os desafios que enfrentamos como sociedade internacional apresentam um caráter cada vez mais global e exigem esforços coordenados para abordá-los. Além disso, a pobreza e a desigualdade são fenômenos multidimensionais que exigem técnicos formados em diversas áreas profissionais com conhecimento de cooperação internacional.

Esses estudos contribuem para a criação de um perfil profissional capaz de atuar em organizações dedicadas ao desenvolvimento e combate à pobreza, tanto no setor público quanto no privado.

As oportunidades profissionais são da mais variada natureza, algumas delas são: ONDG e terceiro setor, escritórios de cooperação internacional de caráter nacional ou local, organizações internacionais, empresas privadas com políticas de responsabilidade social corporativa, agências de cooperação internacional, fundações públicas ou atividades de voluntariado internacionais e privadas, consultoria e consultoria em programas e políticas públicas de desenvolvimento, etc.

programa

O programa começará a ser ministrado em fevereiro de 2019 e durará até dezembro de 2019, com uma carga de 60 ECTS equivalente à presença de um mestre de 600 horas.

Atividades acadêmicas e aulas serão estendidas entre a data de início do curso e o mês de julho, com o restante do tempo dedicado à elaboração da dissertação de mestrado, com o apoio de um tutor / tutor.

O mestre é dividido em uma introdução, cinco módulos e quinze assuntos.

Cada sujeito terá um professor especialista no assunto, um Guia Didático, uma Unidade Didática e materiais de estudo adicionais para o cumprimento do seguinte programa acadêmico:

Introdução.

Apresentação e gerenciamento da plataforma virtual.

Módulo I. Desenvolvimento e cooperação internacional.

Assuntos:

  1. Desenvolvimento, pobreza e desigualdade.
  2. Cooperação internacional para o desenvolvimento.
  3. Instituições e atores do sistema de cooperação internacional para o desenvolvimento.
  4. Instrumentos e financiamento da cooperação internacional para o desenvolvimento.
  5. Cooperação Sul-Sul e Cooperação Triangular.

Módulo II. Setores de ação da cooperação internacional

Assuntos:

  1. Direitos humanos e desenvolvimento.
  2. Gênero e desenvolvimento.
  3. Meio Ambiente e Desenvolvimento.
  4. Outros setores de cooperação internacional.

Módulo III.- Políticas Públicas para o Desenvolvimento

Assuntos:

  1. Desenho e execução de políticas públicas.
  2. Avaliação de políticas públicas.

Módulo IV. Projetos de Cooperação para o desenvolvimento: abordagens de gestão.

Assuntos:

  1. Abordagem de Estrutura Lógica (LFA).
  2. Abordagem baseada em direitos humanos (EBDH).
  3. Gestão para Resultados do Desenvolvimento (GpRD).
  4. Avaliação de projetos de desenvolvimento.

Módulo V. Preparação da tese de mestrado


Avaliação e sistema de titulação

Cada um dos assuntos que compõem os módulos do Mestre terá um teste de avaliação específico. A obtenção do título estará sujeita ao cumprimento dos seguintes requisitos:

  • A participação nas atividades propostas por cada docente na disciplina, bem como a superação da avaliação por eles estabelecida (quando pontuado acima de 10, a nota mínima exigida na referida avaliação deve ser de no mínimo 5). A avaliação consistirá na preparação de um ensaio ou exercício, de acordo com os critérios estabelecidos pelo professor, ou a realização de um exame de desenvolvimento de conteúdo.
  • A conclusão de um projeto final de mestrado que demonstra os conhecimentos e habilidades adquiridas no Mestrado. Esta tese deve ser um trabalho de qualidade cuja qualificação não pode ser inferior a 5. Além da entrega do trabalho realizado, cada aluno deve defendê-lo perante um Tribunal nomeado para o efeito e composto por professores do programa. A defesa será feita usando as ferramentas disponíveis na plataforma online.

Conclusão bem sucedida dos requisitos acima mencionados, o aluno receberá o on-line Mestrado em Desenvolvimento e Cooperação Internacional, título próprio do Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset , com reconhecimento do Ministério da Educação da Espanha para conceder pós-graduação desde 1986 .

Preços e Matrícula

Requisitos de admissão e critérios de seleção

Os candidatos a obter o mestrado on-line em desenvolvimento e cooperação internacional devem ter um diploma universitário oficial, emitido por uma instituição de ensino superior, que comprove sua condição de bacharel.

Para iniciar o processo de admissão, você deve enviar os seguintes documentos para o coordenador do programa (infocursos@fogm.es):

  • Cópia do Grau e do Arquivo Acadêmico
  • Curriculum Vitae Breve
  • Fotocópia do documento de identidade (DNI ou Passaporte)


Registo

A pré-inscrição e processo de admissão

O período regular de pré-admissão, para o ano letivo de 2018-2019, termina em 30 de janeiro de 2019. Durante o mesmo, o aluno deve enviar o pedido de admissão para o endereço infocursos@fogm.es, avançando os seguintes documentos escaneados e enviados. os originais por correio para o endereço postal: Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (c / Fortuny, 53 - 28010-MADRID).


Pedido de admissão

  • Curriculum Vitae.
  • Breve memória explicativa das razões para levar a cabo o programa (20-25 linhas).
  • Fotocópia do passaporte ou ID.
  • Fotografia do tamanho do cartão.
  • Fotocópia do grau superior de graduação e pós-graduação.
  • Cartas de recomendação (opcional).
  • Fotocópia da certificação dos estudos realizados que mostra a duração oficial, nos anos lectivos, do currículo seguido, os cursos realizados e a carga de trabalho de cada um deles.

O Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset notificará o aluno sobre a pré-admissão e, a partir desse momento, terá um prazo de 10 dias para que a parte interessada formalize a reserva do local.

O Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset reserva-se o direito de cancelar a edição do Mestre, se não é nenhum número suficiente de estudantes para assegurar a viabilidade.


Taxas de matrícula

A inscrição no Master Online (Título Próprio) em Desenvolvimento e Cooperação Internacional 2018-19 equivale a 4000 euros.

Os candidatos que são pré-admitidos devem pagar 20% do valor total do registro para reserva de espaço ao receber a notificação de admissão. Uma vez feita a reserva, o Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset emitirá a carta de aceitação definitiva ao Programa (em caso de cancelamento pelo estudante, o pagamento não será devolvido).

O restante do registro pode ser dividido em dois períodos:

  • 40% antes de 2 de março de 2019
  • 40% restantes antes de 28 de abril de 2019

A taxa total de inscrição inclui o registro e a emissão do diploma, bem como o primeiro certificado de registro e / ou qualificação emitido pelo Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset (IUIOG), o material didático básico e o uso de a biblioteca e a sala de computação da IUIOG. A emissão de qualquer outra certificação ou duplicata do diploma IUIOG estará sujeita ao pagamento da taxa correspondente.

As diferentes receitas serão feitas na sede do Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset por cartão de crédito ou por transferência bancária para o BANCO SANTANDER (Pº General Martínez Campos, 35. 28010 Madrid), CÓDIGO INTERNACIONAL (SWIFT): BSCHESMM - IBAN: ES59 -0049-0321-0922-1029-9030, ou através do gateway de pagamento ativado nesta página (cartões de comércio eletrônico seguros Visa e MasterCard).

IMPORTANTE: O gateway de pagamento IUIOG suporta apenas o Secure Electronic Commerce (CES): cartões de crédito exclusivamente válidos associados ao Verified by Visa, Mastercard Securecode. Você tem que ter cadastro no banco eletrônico bancário ou internet banking, assim, quando a transação é feita, além dos dados usuais (número do cartão, data de validade, etc.), para poder operar pela internet, chega um código diferente do celular sempre que uma operação é realizada ou você precisa inserir o PIN do cartão.

Uma cópia do comprovante de pagamento da reserva de espaço deve ser enviada por e-mail para infocursos@fogm.es antes de 30 de janeiro de 2019.


Segundo preço de registro

O preço da dissertação de mestrado (TFM) na segunda matrícula do Master Online (Título Próprio) em Desenvolvimento e Cooperação Internacional é de 500 euros. O custo de recuperação de cada módulo é de 250 euros.

metodologia Virtual

O Mestrado on-line em Desenvolvimento e Cooperação Internacional é ministrado integralmente na modalidade virtual a partir de uma plataforma pertencente ao IUIOG que conta com uma série de recursos didáticos que garantem uma aprendizagem de qualidade e uma efetiva aplicação dos conhecimentos adquiridos. Para acessar todos eles, o aluno deve ter apenas uma conexão com a internet e um navegador convencional.

O Mestre foi desenvolvido aproveitando ao máximo as possibilidades oferecidas por um campus virtual. Os sujeitos de estudo estruturam-se em torno de uma Unidade Didática elaborada pelo professor encarregado de ministrá-la, que segue sempre o mesmo formato: Objetivos, Atividades de Aprendizagem, Sistema de Avaliação, Conteúdos, Leituras Obrigatórias e Bibliografia Recomendada. Todos os materiais (bibliografia, documentos, recursos eletrônicos, etc.) necessários e recomendados para o desenvolvimento do curso estarão disponíveis para os alunos na plataforma online do Mestrado.


O estudo metodologia curso on-line contará com:

  • Tutoria ou acompanhamento dos alunos por professores designados para cada um dos módulos, bem como responder às perguntas que os alunos possam ter. Tutela implica o conhecimento individual ou de grupo aquisição perseguido com este programa de supervisão.
  • E-face tutoria (chat, email) para a preparação da tese de mestrado. Cada um dos alunos terá um tutor que acompanhará e aconselhará no processo de preparação do trabalho final.
  • Plataforma virtual acessível a partir de qualquer dispositivo. Na plataforma, os alunos terão os materiais, fóruns, etc.
  • Exercícios de avaliação: uma série de exercícios pode ser realizada para verificar o ritmo de aquisição do conhecimento necessário para obter o grau. Cada um desses exercícios será informado oportunamente aos alunos.

bolsas de estudo

ALUNOS Programa de Bolsas

Ex-alunos do Instituto Universitario de Investigación Ortega y Gasset terão direito a um desconto de 5% sobre qualquer novo programa que inscreverem. Esse desconto, que será considerado uma bolsa de estudos, será aplicado à taxa de matrícula.

O desconto será aplicado na última parcela do pagamento da matrícula, para solicitar a bolsa, o aluno deverá encaminhar à secretaria do Instituto um requerimento solicitante e a documentação que comprovar ter sido aluno do Instituto.

Em qualquer caso, este desconto será aplicado a segunda ou sucessiva inscrição de assuntos que não tenham sido aprovados ou assuntos do mesmo programa que não tenha sido concluída no primeiro ano de matrícula.

Esta escola oferece programas em:
  • Espanhol


Última actualização June 4, 2018
Duração e Preço
Este curso é Online
Start Date
Data inicial
Fev. 2019
Duration
Duração
11 meses
Tempo integral
Price
Preço
4,000 EUR
Information
Deadline
Locations
Spain - Madrid, Community of Madrid
Data inicial : Fev. 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Dez. 31, 2019
Dates
Fev. 2019
Spain - Madrid, Community of Madrid
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Dez. 31, 2019