Mestrado em educação e tecnologia da informação e comunicação

Universidad de La Laguna

Descrição do Programa

Leia a descrição oficial

Mestrado em educação e tecnologia da informação e comunicação

Universidad de La Laguna

O objetivo geral do Este Mestrado em Educação e TIC poderia definir, em sentido amplo, como a formação de especialistas com conhecimentos e habilidades avançadas para investigar: ensino-aprendizagem apoiada pelas TIC e desenvolvido através de programas de ambientes virtuais projetos de inovação educativos sobre TIC em instituições formais de ensino (tanto de escolas e universidades) e design não-formal e desenvolvimento de software educacional, materiais de aprendizagem online, conteúdo digital e aplicações educacionais distribuídos através da mídia e tecnologias digitais treinamento e.

Através graduados Este Mestrado como Pedagogia, Professor, Educador Social, Psicólogo, Comunicação ou engenheiro de computação podem se especializar em educação acadêmica e pesquisadora e TIC.

Justificação título

TIC ou Tecnologia da Informação e Comunicação (Internet, móvel, Web 2.0, redes sociais, e-mail, jogos de vídeo, realidade aumentada, ...) ter quebrado em todas as áreas da nossa vida que impõe novas formas e processos de comunicação e expressão cultural. Hoje a navegar na net, sabendo como buscar as informações necessárias, enviar e receber e-mails, comunicar interactivamenteen tempo real ou atrasado por computador com outras pessoas em redes sociais, ou seja, a criação de documentos mutimedia para distribuição através da web ou através de blogs, wikis ou qualquer outra ferramenta de mídia social são, entre outros, conhecimentos e habilidades que cada cidadão deve dominar para ser capaz de funcionar de forma inteligente em novos ambientes e espaços que compõem tecnologias digitais.

Em paralelo, a atividade educacional também é afetada pela expansão das TIC. Estes conceitos momentos como eLearning, educativo multimédia, conteúdos digitais, campus virtual, edublog, portal educacional, ensino à distância, ambiente virtual de aprendizagem, aplicativos educacionais, gamification de aprendizagem, redes sociais educativas, e-carteiras, ambientes de aprendizagem pessoais ( PLE), MOOCs, aprendizagem onipresente e invisível, entre muitos outros, são evidências de que as tecnologias digitais são uma realidade na prática da educação.

Hoje quase qualquer administração pública responsável pelo sistema escolar, qualquer universidade, qualquer empresa de treinamento particular, qualquer associação ou grupo de ensino, tem ferramentas tecnológicas que lhes permitam oferecer e desenvolver apoiados no uso de atividades de TIC ... Assim, o uso de tecnologias digitais para fins educacionais é um sector económico que, durante uma década, está em constante crescimento.

entrada de perfil e sair

Perfil do estudante Ideal

O Mestre está aberto a todo o graduado da universidade, mas sobretudo é destinado a graduados da Faculdade de Educação, Escolas Universidade de Educação, e outros centros universitários envolvidos na formação de educadores e / ou ensino em todos os níveis de ensino e Escolas técnicas de Informática. São preferidos os graus de:

  • Mestrado em Educação Infantil
  • Mestrado em Educação Primária
  • Grau de Pedagogia
  • Grau de Educação Social
  • Licenciatura em Educação,
  • Licenciatura em Psicologia Educacional
  • Diploma em Educação Social
  • títulos Master na suas diversas formas (Nursery, Primary, Língua Estrangeira, Educação Física, Educação Musical, Speech)
  • Engenheiros técnicos
  • Graduados em Engenharia de Computação
  • Licenciatura em Engenharia Informática
  • Mestrado em Formação de Professores no Ensino Secundário, Bacharelado, Formação Profissional e Ensino de Línguas
  • Outras qualificações que comprovem formação pós-graduada na área da educação

Além disso, para ser oferecido à distância, este Mestre também abre suas portas para estudantes de outras universidades espanholas das qualificações acima, mas principalmente por estudantes de países latino-americanos.

perfil de pós-graduação

Pretende-se que este mestrado em acadêmica especializada obter o conhecimento e as habilidades que lhe permitam realizar pesquisas em áreas tais como:

  • centros de investigação educacional (observatórios, fundações, universidades)
  • Editores de livros e materiais didáticos
  • Empresas eLearning e ensino à distância
  • empresas criativas e desenvolvedores de aplicativos
  • administração educacional: CEPs, escolas públicas, etc.
  • escolas privadas
  • unidades ou gabinetes de elearning em ambas as universidades públicas e privadas
  • Campus Virtual de qualquer nível de ensino
  • As empresas de mídia (jornais, rádio, televisão, cinema) (jogos de vídeo) e da indústria do entretenimento
  • Internet educacional Emprendenduría
  • Armários e centros de estudo sobre TIC e dos media
  • Armários centros culturais educacionais, como bibliotecas, museus, etc.

Este mestrado em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação é de 60 créditos (48 obrigatória 12 tese de mestrado) e, devido à sua orientação de pesquisa, dá acesso a uma tese de doutoramento.

Objectivos

  • Compreender os fundamentos teóricos do impacto e uso da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na educação.
  • Aplicar o conhecimento para planejar e implementar atividades de formação em TIC ambas as modalidades de educação presencial ea distância, bem como a criação e desenvolvimento de software educacional e conteúdo digital.
  • Aplique o metodológico e científico para a concepção e desenvolvimento de projetos de pesquisa educacionais sobre o impacto e a utilização das TIC em contextos diferentes e instituições educacionais conhecimento.

Competências

  • Compreender os fundamentos dos fenômenos envolvidos em processos de formação com as TIC nas instituições de ensino ambos blended learning e distância.
  • Conhecer os processos e procedimentos para a organização, gestão e administração de redes sociais, portais web, mídias sociais e outros recursos digitais de instituições de ensino.
  • Os procedimentos para utilizar e desenvolver planos para a pesquisa TIC em qualquer campo e instituição educacional.
  • Sintetizar o conhecimento a materiais ou conteúdos educativos digitais no campo das empresas privadas e instituições públicas projetar.
  • Aplicar o conhecimento para planejar e avaliar programas ou projetos de inovação.
  • ICT educacional para as administrações públicas, escolas particulares ou instituições de educação não formal (bibliotecas, museus, ONGs).
  • Aplicar conhecimentos básicos para desenvolver software, portais e ferramentas, aplicativos e jogos educativos.
  • Aplicar o conhecimento para planejar e avaliar programas de formação de professores na área das TIC em todos os níveis de ensino (jardim de infância, primário, secundário, universitário), bem como educadores não-formais e mediadores culturais.
  • Aplicar o conhecimento para planejar a implementação e avaliação de projectos de TIC em qualquer instituição de ensino ou organização.
  • Projetar um projeto de pesquisa na área de Tecnologia Educacional, desenvolver e preparar o relatório final do mesmo.
  • Aplicar o conhecimento a educação para o empreendedorismo no campo das TIC e educação.
  • Conhecer os conceitos básicos de computação, telecomunicações e engenharia de software e aplicações educacionais.
  • Compreender os fundamentos do impacto sócio-cultural e educativo das TIC no mundo de hoje.
  • Conhecer e utilizar as diferentes ferramentas, aplicações, software educacional, ferramentas Web 2.0 e redes sociais para fins educacionais.

Orientação e tutoria

Após o processo de seleção dos alunos, Comitê Acadêmico do Mestre será responsável pela execução da atribuição de um tutor que vai acompanhar o aluno ao longo de toda a duração do Mestre. tutor acadêmico será um professor universitário do Mestre, que terá função principal de apoio ao processo de aprendizagem do aluno através de tutoriais. As principais funções a serem desempenhadas pelo tutor acadêmico são:

  1. actividades de aprendizagem do plano de ajuda e organizam;
  2. Proporcionar aos alunos com estratégias de aprendizagem independentes;
  3. Ajudar a resolver os problemas que surgem.

Desde o Mestre é remoto, suporte para os alunos será feito através de três maneiras usando diferentes canais ou ferramentas da Internet:

  • Por um lado, através do site ou Master site oficial será o acesso livre e aberto. Ao mesmo informações sobre as características de mestre, requisitos e critérios de acesso, programa ou currículo, custo, professores serão distribuídos, etc. SitioWeb em que não apenas documentos de texto, mas também apresentações multimídia, e explicativa / clips de vídeo de publicidade do Mestre serão incluídos.
  • Através de sala de aula virtual que configurar um espaço virtual específica da formação Mestre será privada, uma vez que só eles podem acessar os mesmos alunos inscritos e professores participantes. Este elearning espaço virtual será realizado no Campus Virtual da Universidade de La Laguna, que é gerido pela UDV. A Unidade de Ensino Virtual (UDV) tem diferentes linhas de ação relacionada principalmente para apoiar o ensino virtual da Universidade, explora as possibilidades educacionais dos recursos de TIC e disponíveis, a fim de incorporá-las como ferramentas para uso pelo comunidade universitária, que se traduz em melhoria da qualidade de ensino e pesquisa. A UDV apoia e oferece toda a infra-estrutura para criar salas de aula virtuais e todos os espaços necessários para o bom desenvolvimento do Mestrado em forma de educação a distância. Entre eles está o uso de LMS (Moodle) dos estúdios de gravação e hospedagem de vídeo ULLMedia, e com o apoio de seu corpo técnico.
  • Através de vários recursos e ferramentas abertas da Web 2.0, em especial as redes sociais. Neste sentido, pretende-se incentivar o uso por ambas as redes de comunicação do corpo docente e dos alunos (Twitter, Google+, Facebook), juntamente com outros espaços de publicação digital, como Youtube, Vimeo, Slideshare, Pearltrees, etc. rede social própria e fechada também será criado para os participantes do Mestre através da plataforma Edmodo.

práticas externas

Este mestre não contempla a realização de práticas externas.

Dissertação de Mestrado

Este módulo será composto de cada aluno para desenvolver, implementar e avaliar um projeto de pesquisa em educação, intervenção educativa com as TIC e / ou desenvolvimento de materiais didáticos digitais ou aplicativo de software desenvolvidos fins educativos.Se no segundo trimestre.

O processo de desenvolvimento deste módulo envolve completando as seguintes tarefas:

  • questão de trabalho escolha e planejamento ou problema.
  • Implementação e / ou desenvolvimento do plano de acção.
  • A coleta de dados e avaliação dos resultados.
  • Preparação do relatório final da prática desenvolvida.
  • Apresentação e defesa de relatório ao tribunal, quer pessoalmente, quer através da Internet.

Espera-se para configurar três grandes temas ou áreas, dependendo do tipo de trabalho a ser realizado, tais como:

  • projetos de inovação pedagógica e integração das TIC em organizações educacionais.
  • Concepção e desenvolvimento de ambientes de ensino-aprendizagem virtuais.
  • Criação de materiais didáticos digitais e aplicações para fins educacionais.
Esta escola oferece programas em:
  • Espanhol


Última actualização November 9, 2017
Duração e Preço
Este curso é Online
Start Date
Data inicial
Set. 2019
Duration
Duração
1 ano
Tempo integral
Information
Deadline
Locations
Spain - Santa Cruz de Tenerife, Canary Islands
Data inicial : Set. 2019
Prazo de inscrição Contactar Escola
Data de conclusão Contactar Escola
Dates
Set. 2019
Spain - Santa Cruz de Tenerife, Canary Islands
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Data de conclusão Contactar Escola